segunda-feira, junho 06, 2011

ELAS : EDEN BRENT

Nascida no Mississipi, na cidade de Greenville, Eden Brent é mais uma voz que suspira blues, mas numa onda mais cool. Aos 4 anos de idade já tinha escohido seu "brinquedo" preferido – o piano; e não a toa, já crescida, entendeu que ser pianista era o que a faria feliz, e assim se realizou. Hoje, aos 46 anos, é um nome sempre presente na midia Blues.
Teve como mentor o pianista Abie "Boogaloo" Ames, quem a ensinou o estilo boogie-oogie, estilo pianístico de execução do blues caracterizando-se por figuras de baixo (mão esquerda) de 8 notas por compasso repetidas em forma de riffs enquanto a mão direita improvisa uma linha melódica sincopada.
Mais que um mestre, Abie Ames foi um grande amigo e dessa convivência surgiu o convite para cantar algumas músicas com ele, isso no início dos anos 90, e essa parceria rendeu por quase toda a década até sua morte em 2002. História que rendeu um documentário pela PBS - Boogaloo & Eden: Sustaining the Sound e a ela deixou um legado musical e seu estilo de piano que se faz muito presente na música de Eden Brent, o que a levou a ser apelidada de “Little Boogaloo”.

Tem 3 discos gravados - Something Cool (Little Boogallo Records, 2003) a quem dedicou a Abie Ames; Mississipi Number One (Yellow Dog Records, 2008), um tributo ao Mississipi e cujo trabalho chamou a atenção da Blues Revue  que disse que “seu piano e canto fazem você ouvir os fantasmas de Mississipi” e Ain´t Got No Troubles (Yellow Dog Records, 2010). Premiada por tres vezes pelo Blues Music Awards -  Acoustic Album e Acoustic Artist em 2009 e Pinetop Perkins Piano Player em 2010; e em 2006 ganhou International Blues Challenge da Blues Foundation, Memphis, além de 12 nomeações nos últimos 3 anos.

Sua música é mais clean passando um pouco distante da atmosfera rock´n´roll, aqui explorando mais o lado pianista mas sem perder a essência blues. A crítica a rotulou como se “Bessie Smith encontrasse Diana Krall que encontrasse Janis Joplin”, com certeza pela sua sonoridade blues, pelo toque do seu piano jazzy e pela sua voz rasgada.

Som na caixa !

2 comentários:

Marcello Victor disse...

putz! parabens meeesmo pelo belo blog! realmente estava precisando de um bom blues! que esta se expandindo no Brasil! parabens! estou seguindo! escrevo sobre instrumentos musicais! me segues? postarei sobre as guitarras com com perfeito para blues! abraços
http://guitarraseletricasevioloes.blogspot.com/

Gustavo Cunha disse...

grande Marcello
seja bem-vindo !!

legal o seu blog, guitarra é a especialidade aqui de casa porém a minha acabou se transformando como um quadro na parede, mas um dia ela ela volta pro colo

volte sempre !

abs,