sábado, setembro 17, 2011

GARY CLARK JR. : INCENDIANDO O BLUES-ROCK

www.33rotacoes.com

Nascido em Austin, Texas, em 1984, Gary Clark Jr começou a tocar guitarra aos 12 anos.
Influenciado pelo rock´n´roll e blues, começou em bandas locais ainda adolescente e chamou a atenção dos produtores locais que logo viram que emergia um novo talento. E foi Clifford Antone, proprietário do Antone's Club, quem colocou o garoto em foco dando-lhe a oportunidade e privilégio de tocar com os gigantes e seu ídolo local Stevie Ray Vaughan, este que o ajudou a encontrar seu próprio som e a promovê-lo no cenário texano de blues e rock.
O garoto não se intimidou e fez som pra valer arrematando vários prêmios e já os 17 anos ganhou como fã o prefeito da cidade de Austin, Kirk Watson, que declarou o dia 3 de maio como “Gary Clark Jr. Day”,  um título honorário, e ainda levou o Austin Music Award na categoria Best Blues nos anos de 2003, 2005, 2006 e 2007 e nesta levou também o prêmio de Best Electric Guitar.


Em 2007 participou do filme Honeydripper ao lado de ator Danny Glover cuja história se passa em 1950 e tem como cenário um pequeno e falido bar numa área rural do Alabama cujo dono, um pianista aposentado,  divulga um famoso guitarrista que fazia sucesso na rádios para tirar o estabelecimento das dívidas, só que o tal não aparece e aí surge Gary Clark Jr como protagonista para salvar o local. Recomendo!

Gary Clark Jr hoje é mais um dos que ajudam a manter viva a chama do blues negro, diz ele - “... não há segredo em levar os jovens de volta para o blues, é uma questão de consciência”.
Chamou a atenção de Eric Clapton que o convidou para participar da edição do Crossroads Guitar Festival 2010 e foi na edição em video deste festival que eu conheci a fera dividindo o palco com BB King, o próprio Clapton, Buddy Guy, Steve Winwood, John Mayer e Jeff Beck entre muitos outros. E a turnê de Eric Clapton pelo Brasil neste ano de 2010 tem como artista de abertura o próprio Gary Clark Jr.

Pequena discografia - os raríssimos 110 e Worry No More (ambos de 2008) e dois EP intitulados Gary Clark Jr. EP (2010) e Bright Lights EP (2011), todos pelo selo Hotwire.

Em foco aqui o EP intitulado Gary Clark Jr. EP, mais completo que o Bright Lights que tem apenas quatro faixas sendo duas inéditas em solo acústico. Neste EP são sete faixas onde encontramos uma fórmula interessante no seu som além do blues-rock predominante. Chama a atenção os elementos da soul music com uma roupagem Motown contemporânea em Please Come Home e Things are Changing e um formato meio hip-hop em The Life, mas tudo com muita originalidade; Outro é um tema cujo timbre da guitarra de Gary me soou muito familiar e me fez um vôo até o clássico Caravanserai (Santana, 1972) e valeu a viagem; mais as abordagens rock de Don't Owe You A Thang com uma pitada boogie e Bright Lights, tema título do segundo EP.

Som na caixa !

Nenhum comentário: