segunda-feira, agosto 08, 2011

GUSTAVO ANDRADE & HOT SPOT BLUES BAND EM FOCO


O som vem das Minas Gerais e a dica veio aqui da Banca do Blues !

A Hot Spot Blues Band nos brinda com um blues-rock da melhor categoria e comprova que as Minas Gerais ainda é (sempre foi) berço de muita música boa. O trio é formado pelo guitarrista Gustavo Andrade,  o baixista Jonas Lima e o baterista Luiz Andrade e o disco de estréia, intitulado Feeling Alright lançado pela Blues Time Records, já coloca a banda como uma das melhores no gênero no país e no exterior, com destaque da revista canadense Real Blues Magazine. E a energia do som da banda é tanta que expressou emoção em Mud Morganfield (filho de Muddy Water que esteve no Brasil recentemente), no pianista Donny Nichilo, Bob Lohr (pianista do Chuck Berry), o nosso Joe Manfra que não economizaram elogios e em muita gente da mídia especializada que colocou excelentes críticas ao trabalho do grupo, impressionados com a fluência blues que a banda imprime no som.

E neste trabalho de estréia o repertório é quase que um tributo aos gigantes onde, com muita originalidade, interpretam temas que fizeram a história do blues como I´m ready, Born under a bad sign, Who´s been talking, Use me, I´ll play the blues for you e a faixa titulo Feelin alright entre outras faixas, imortalizadas na mãos de Willie Dixon, Albert King, Robert Cray, Bill Witters e Joe Cocker entre tantos outros.
Um disco obrigatório, da nossa terra, o nosso blues !

E em primeira mão, abaixo uma entrevista com Gustavo Andrade onde ele nos conta um pouco da banda, do disco Feeling Alright e ainda nos deixa algumas dicas para audição.

Sucesso para a banda e som na caixa !



GCunha : Quem é Gustavo Andrade e a Hot Spot Blues Band e como surgiu a idéia da banda ?
GAndrade : Gustavo Andrade & Hot Spot Blues Band é uma banda de Belo Horizonte, Minas Gerais, formada no ano de 2000. Fazemos um blues com pitadas de soul, rock e jazz.
Nosso primeiro álbum, “Feeling Alright”, foi lançado pelo selo carioca Blues Time Records em 2008.

GC : Fale um pouco da sua formação musical.
GA : Minha família é bem musical, com isso tive uma ótima influencia desde muito cedo. Comecei com o violão aos 9 anos e depois fiz cursos de contrabaixo e canto, mas basicamente sou autodidata.

GC : Influências musicais sempre estão presentes e o mito de que guitarristas não escutam só guitarristas é uma verdade. Se aplica a você ?
GA : Gosto muito do som de guitarristas como Muddy Waters, Buddy Guy, Jimi Hendrix, Eric Clapton e Jeff Beck, mas gosto de pesquisar sons diferentes sempre. O pessoal da banda também escuta de tudo.

GC : Equipamentos sempre são um desafio para quem toca. Conte-nos um pouco sobre seus instrumentos.
GA : No cd Feeling Alright usei guitarra Semi-acustica e uma Telecaster, para o próximo já estou usando uma Les paul, PRS e Strato. Acho que experimentar é sempre muito válido e no próximo álbum tem bastante blues mas também já começo a misturar o meu som com outros estilos, como por exemplo ritmos latinos. Violões Martin e Fender são meus preferidos. Gosto de amplificador Fender valvulado e prefiro o drive e o reverb do próprio amplificador a pedais, mas não deixo de usar alguns timbres modernos, se vejo que combina com meu som não tenho nenhum problema em aceitar as novas tecnologias de softwares e plug-ins.

GC : Feeling Alright é o primeiro disco da Hot Spot Blues Band e voces temperaram com blues e rhythm & blues com uma roupagem muito particular. Há um trabalho autoral da Hot Spot Blues Band ou a proposta é trazer à tona os velhos clássicos ?
GA : O álbum Feeling Alright foi justamente para mostrar como a banda toca o blues clássico, escolhemos as melhores musicas dos shows e gravamos com nossa pegada peculiar. Já o próximo álbum terá apenas canções de minha autoria e, além do blues, esse será um álbum ainda mais experimental.

GC : Feeling Alright colocou a Hot Spot Blues Band na lista dos melhores lançamentos ao redor do mundo pela revista canadense Real Blues Magazine. Imagino o orgulho de voces já no primeiro disco em foco no cenário internacional. Como voces veem o cenário blues em geral e no Brasil em particular?
GA : Feeling Alright teve uma repercussão ótima no cenário do blues e nos deixou muito orgulhosos sim. Por ter sido lançado pelo maior selo de blues do Brasil ajudou muito na visibilidade tanto dentro como fora do país. O blues é um estilo que vai estar sempre presente porque, além de ter um publico muito fiel, é um estilo que agrada facilmente a quem o conhece pela primeira vez. Penso que o blues só tende a crescer no Brasil e ao redor do mundo pela rica cultura que o envolve.

GC : E os próximos projetos ?
GA : O próximo álbum tem previsão de lançamento para 2012. Gostaríamos muito de poder lançar o próximo cd no Rio capital, já que o primeiro cd só conseguimos lançar pelo interior do Rio, em Penedo e Resende.

GC :  Eu sei que são muitos discos que já rodaram na sua vitrola, mas, de bate pronto, cinco discos para todo mundo correr atras e ouvir.
GA : BB King, Deuces Wild; Howlin’ Wolf, Howlin’ Wolf; Buddy Guy, Bring Em In; Muddy Waters, I'm Ready; Bill Sims, Bill Sims

Nenhum comentário: