segunda-feira, agosto 01, 2011

ELAS : DANA FUCHS




A moça é atrevida, tanto que foi rotulada como uma mistura de Janis com Jagger. Dana Fuchs  é o retrato da menina que se encanta com o o blues e o rock´n´roll e parte em busca do seu sonho. Voz imponente e rascante, tem energia e presença de palco e realmente chama a atenção.
Caçula de seis irmãos também musicais, Dana cresceu numa pequena cidade da Florida sempre rodeada de música - o clássico rock, claro. E na vitrola de casa rolava Ray Charles e Hank Willians e o bom funk dos 70' e 80'.
Aos 12 anos, já era parte do coro gospel em sua cidade expressando sua voz em gritos e preces todas as semanas e já era aconselhada a deixar a música “tomar conta de sua alma, a sentir-se inspirada e sem medo”. Aos 16 tornou-se cantora de bandas locais e aos 19 resolveu ir para NY para cantar Blues, se vendo sozinha e sem dinheiro nos arredores de Lower East Side de Manhattan.
Com a notícia do suicídio da sua irmã mais velha, Donna, sua mentora musical, reascende em Dana sua paixão pela música e ela começa a participar das jams de blues locais como uma forma de extravazar suas emoções e numa dessas sessões encontrou com o guitarrista Jon Diamond, que excursionava com Joan Osborne e Debbie Davis, e a afinidade musical foi imediata dando origem a Dana Fuchs Band.
E não demorou 1 ano para a banda estar nos clubes de NY tocando tres longos sets por noite em quatro vezes por semana e chegando a dividir palco com James Cotton e Taj Mahal.
Pois é, era a hora de Dana Fuchs contar sua própria história e criar sua própria música e expressar seu lado mais rock´n´roll.

Sua semelhança musical com Janis chamou a atenção da Broadway que a convidou para participar do musical Love, Janis. Participou de uma audição do musical, cantou um pedaço de Piece of my Heart e imediatamente foi aprovada tendo que aprender em oito dias 20 músicas de Janis e mais de 52 páginas de diálogo - “um dos mais excitantes desafios da minha vida”, disse ela.
Dana ganhou audiência e popularidade.

Participou também do filme Across the Universe (2007), um musical de época do final dos 60' que retrata  um grupo de jovens ingleses rumo a América envolvendo-se no movimento de contra-cultura da época e a guerra do Vietnã mas sem a música visceral de Hendrix e Doors, somente com músicas dos Beatles; e ela interpreta a cantora protagonista do filme. Um filme bem legal que deixo a recomendação.

Dana Fuchs Band tem dois discos gravados - Lonely for a Lifetime (2003, Q&W Music) e Love to Beg (2011, Ruf Records) - e 1 DVD gravado no BB Kings, NY em 2007.

Som na caixa !

Nenhum comentário: