segunda-feira, julho 18, 2011

SAINDO DO FORNO : GEORGE THOROGOOD EM TRIBUTO A CHESS RECORDS


2120 South Michigan Avenue  era o endereço da Chess Records em Chicago nos anos sessenta.
O branquelo Leonard Chess foi o fundador desta gravadora/estúdio onde o blues elétrico se promoveu de fato trazendo para a mídia os nomes do blues e R&B que hoje são parte da história do gênero como Willie Dixon, Little Walter, Muddy Waters, Howlin´Wolf, Etta James entre tantos outros que se juntaram depois.
Mérito indiscutível para ele que quebrou regras, determinou um novo padrão de comportamento da industria fonográfica na época e colocou verdadeiramente o som na caixa. E foi a Chess Records a referência para os Rolling Stones aqui na América, que inclusive gravaram o tema título deste disco.

E ela é a homenageada no novo trabalho do guitarrista George Thorogood, roqueiro de tendência blues e que resgata, do seu jeito, gravações que fizeram a marca desta gravadora dos anos sessenta. O novo disco intitulado 2120 South Michigan Avenue tem a produção de Tom Hambridge, um veterano ganhador de prêmios Grammy incluindo aí Living Proof (2010, Silvertone Records), último trabalho de Buddy Guy que também faz uma participação especial nesse disco além do gaitista Charlie Musselwhite.

Neste album, Thorogood interpreta  Buddy Guy (High Heel Sneakers, originalmente gravada pelo próprio para a Chess e aqui com sua participação no tema), Willie Dixon (Seventh Son), Howlin Wolf (Spoonful), Chuck Berry (Let It Rock), Muddy Waters (Two Trains Running), Bo Diddley (Bo Diddley), J.B. Lenoir (Mama Talk To Your Daughter), Sonny Boy Williamson (Help Me), Jimmy Rogers (Chicago Bound) e Little Walter (My Babe com a participação de Charlie Musselwhite).

Thorogood está orgulhoso em prestar este tributo, em honrar a Chess Records, diz ele: “... isto é o blues, é a minha formação, que me carrega dia após dia; há uma história incrivel atras dessa música, simplemente verdadeira”.

Nesta gravação a banda é formada George Thorogood guitarra e vocal, Bill Blough baixo, Jim Suhler guitarra rítmica, Buddy Leach saxophone e Jeff Simon bateria.

Som na caixa !

Um comentário:

Denise do Amaral disse...

Parabéns Gustavo !!! E mais uma vz obrigada ! Bjs !