sábado, abril 30, 2011

ELAS : SAMANTHA FISH

Alô pessoal !

Mulheres de alma Blues. A verdade é que nós não vivemos sem elas !
Conhecemos muitas que fizeram parte da história da música contemporânea e que consequentemente fizeram a trilha sonora de algum momento da nossa própria história. Os nomes são muitos ... Bessie Smith, Alberta Hunter, Billie Holiday, Koko Taylor, Etta James, Irma Thomas, Janis Joplin ... negras ou brancas, muitas tiveram suas vidas cortadas pelas dificuldades, muitas sugadas pelas drogas, muitas amarguradas por dores de amores perdidos e achados e toda essa densidade fez emergir os cantos, expressões e lamentos e a única certeza é que toda essa mistura se transformou, e ainda o faz, em pura energia.

Mas quem está levando esse legado adiante ?! A história sempre se repete !
E nesta nossa busca incessante de acordes encontramos algumas delas e é sobre elas que vamos falar ... algumas mais arrastadas de blues, outras mais apimentadas de rock, outras mais envenenadas de soul music.

E começamos com uma menina de 22 aninhos chamada Samantha Fish, de pegada mais rock´n´roll, e que toca guitarra e canta que nem gente grande.
Descobriu a música nos seus 14 anos se amarrando às baquetas de uma bateria que a fez se cansar de tantas reclamações do barulho quando estudava. Por sorte teve a influência e inspiração de seu pai que tocava guitarra e tinha o instrumento em casa e a transição foi imediata. Teve em seu próprio pai um primeiro professor a quem a ensinou os primeiros acordes e a escala pentatonica. A partir daí ela se incorporou como guitarrista e foi atrás das transcrições e começou a tocar junto com as músicas que ouvia no rádio, sempre a guitarra em primeiro plano e ela nunca se imaginava como cantora.
Lembra a menina dos seus primeiros acordes de Texas Flood : "eu tenho que aprender isso". Mas ela  foi perseverante e como haviam muitas jams de blues em Kansas City, sua cidade, ela tocava sempre que encontrava espaço até que surgiu uma oportunidade inesperada de participar do Legendary Rhythm & Blues Cruise em janeiro de 2010, primeiramente como convidada sem nenhuma intenção de tocar, mas a baixista do Trampled Under Foot , Danielle Schnebelen (que também vai ser assunto aqui) ficou doente e teve que deixar o cruzeiro e Samantha estava ali na hora e lugar certos.
Lembra o baterista do grupo e irmão de Danielle : “Samantha era uma pessoa muito querida e não queria tirar nenhum benefício da situação. Disse a ela que era um dos maiores eventos de blues do mundo e que seria foco de atenção de pessoas muito importantes”. E ela partiu pro palco com a banda e a emoção desta menina foi intensa e ela lembra que tudo que via eram seus cabelos voando sobre o rosto por causa do vento da velocidade do cruzeiro, tão concentrada em tocar guitarra que nem conseguia pensar em quem a estava assistindo. Mas ela impressionou e foi o vocalista Curtis Salgado, que foi assunto aí embaixo sobre o Tampa Bay Blues Festival, quem a chamou para se apresentar com sua banda no Blues From the Top Festival in Winter Park, Colorado, em junho do 2010 onde ganhou seu principal fã e atual produtor, o guitarrista Mike Zito (ver Tampa Bay Blues). Diz ele : “Samantha coloca alma em tudo o que ela faz e voce acredita em cada nota que ela toca e canta”.
É isso ... a menina tem ainda muita estrada pela frente que vai se rechear de alegrias, tristezas e angustias que vão se transformar em música.

Samantha Fish atualmente está em turnê pela Europa no projeto Girls with Guitars Blues Caravan onde também realizará a produção do seu novo álbum que tem a produção do guitarrista Mike Zito.

Som na caixa !

2 comentários:

Jane disse...

Fantástico!! Mulheres em vários aspectos ,versátil! Mas sem os homens também não somos nada!!

Andreza Machado disse...

muito bom! ela é espetacular! a voz dela lembra muito a joss stone, mas claro, num som bem mais rock and roll... na rádio Ipanema aqui no rio grande do sul, toca bastante as musicas dela. Ela é show